Loading...

Sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental

O Camboim & Petrucci – Instituto de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental surgiu do desejo das psicólogas Roberta Camboim e Giovanna Petrucci em desenvolver um centro de referência na abordagem cognitivo-comportamental . Com este objetivo, o Instituto tem se destacado na realização e divulgação de atividades em clínica, em ensino e em pesquisa na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
A TCC é um valioso recurso para lidar com as dificuldades do cotidiano e tem se mostrado eficaz no tratamento de diversos transtornos. Tem eficácia comprovada no tratamento de transtornos de ansiedade, depressão, déficit de atenção, transtorno bipolar, transtornos de personalidade entre outros. Atendemos crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A terapia cognitivo-comportamental se baseia em um modelo cognitivo que ajuda a explicar o funcionamento humano. Esse modelo demonstra que as emoções são frutos das interpretações que fazemos diante das situações que vivenciamos, causando nossas reações aos eventos vivenciados. Assim a TCC propõe estratégias para modificar e/ou flexibilizar essas interpretações, o que pode ser muito útil com situações que geralmente nos gera incômodo e que não podemos mudar. Com a TCC você aprende que podemos sim, mudar a forma que pensamos e com isso como nos sentimos e agimos!

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) está baseada em  evidências científicas que propõe modelos e protocolos de intervenção com sessões limitadas. Porém é importante lembrar que o ambiente de pesquisa é diferente do ambiente da clínica, ainda que os resultados referente a efetividade se repliquem também em ambiente clínico. Sendo assim a duração do tratamento varia de acordo com cada cliente, a avaliação é realizada de forma individualizada e colaborativa. A ideia é que a terapia tenha início meio e fim, mas não é possível prever de forma geral quanto tempo vai durar o tratamento, pois existem muitas variáveis envolvidas. No entanto terapeuta e cliente trabalham juntos e sempre avaliando a evolução e resultados do tratamento em sua vida e nos aspectos que se propunha a melhorar.

A TCC é uma abordagem psicológica que se baseia em evidências, assim se propõe a investigar sua efetividade e eficácia no tratamento de diversos problemas e também sobre o aumento da resiliência. Para isso conta com uma estrutura que proporciona ao terapeuta e cliente mais segurança em saber quais caminhos serão seguidos durante o tratamento.

Essa estrutura e ferramentas para mensuração a diferenciam de outras abordagens psicológicas. Mas entendemos que o ponto crucial em um processo de psicoterapia é a relação terapêutica. A relação aliada a uma boa estrutura e planejamento ajuda o cliente a atingir os objetivos necessários para viver uma vida mais plena e não somente “eliminar” problemas. Uma vez que na TCC buscamos resolução de problemas e aumento da resiliência.

A TCC tem enfoque no presente, porém para entender o presente é de extrema relevância saber sobre detalhes da história do cliente, sobre sua infância, como viveu, com que se relacionou, história de adoecimento na família etc. Os problemas e dificuldades que vivemos hoje tem haver com as nossas crenças e pensamentos que vamos desenvolvendo ao longo da vida além de nossas vulnerabilidades biológicas. Assim não é possível pensar numa psicoterapia que não leve em consideração todos estes aspectos. Entendemos que todas as dificuldades ainda que iniciadas na Infância se apresentam no momento presente. Dessa forma após identificar, trabalhamos com psicoeducação, ajudando o cliente a entender seu funcionamento e intervir para mudar sua situação. Podemos dizer que todo este trabalho é realizado de forma aprofundada com o intuito de mudar e/ou flexibilizar crenças que não ajudam no funcionamento daquela pessoa.

A TCC foi desenvolvida por Aaron Beck e colaboradores na década de 60 para tratar depressão. Desde então muitas pesquisas ao redor do mundo comprovaram sua eficácia para tratamento de diferentes transtornos mentais,como depressão, ansiedade, pânico, TEPT, TOC etc. Porém a TCC tem também o propósito de trabalhar com prevenção e aumento da resiliência. Assim que pessoas que não tem um diagnóstico psiquiátrico, mas desejam fazer mudanças em alguns aspectos da sua vida, como questões relativas à relacionamentos, comunicação, trabalho e qualidade de vida, etc podem se beneficiar muito da psicoterapia. A neurociência já comprovou a mudança na forma que acontecem as conexões em nosso cérebro(sinapses) após passar por sessões de psicoterapia cognitivo-comportamental. Quanto antes entendemos que podemos contar com a ajuda de um Profissional especializado, economizamos em nossa saúde, pois prevenimos o adoecimento. Precisamos lembrar que não precisamos dar conta de tudo sozinhos!

Alguma dúvida? Entre em contato!

Blog

Saiba mais sobre a TCC  e Saúde Mental no Blog da Camboim & Petrucci

Quer ficar por dentro do que acontece no Camboim & Petrucci?

Para receber as novidades sobre a TCC e  nossos cursos, workshops e eventos, é só preencher seus dados abaixo.